Informações sobre cavaquinho para os iniciantes


A partir do momento que você decide que vai aprender a tocar cavaquinho é essencial que você procure adquirir informações, procure por dicas, pois no inicio qualquer ajuda pode ser um alicerce para começar.
No caso em especial dos iniciantes que decidem tocar cavaquinho uma dica muito importante, é compreender que tudo que você se dispõe a fazer requer um tempo, não adianta ser impaciente e querer saber tocar da noite para o dia, tudo vai depender do esforço e do tempo que você disponibiliza para aprender.
Como exemplo das crianças que vão aprendendo ao longo do tempo a andar, falar. Tudo precisa de um tempo para se desenvolver e se aperfeiçoando.  E se você resolveu começar não tem como você já sair tocando um samba, um pagode ou executar um solo.
Você precisa só precisa entender o conceito básico, como por exemplo, entender que o cavaquinho não é igual violão apesar de terem o mesmo formato.

Violão é diferente de cavaquinho

A afinação do violão é da seguinte maneira (MI )(LÁ) (RÉ) (SOL) (SI) (MI). Ou seja, são 6 seis notas portanto 6 seis cordas.
Já no cavaquinho a afinação é  (RÉ) (SOL) (SI) (RÉ) , ou seja, 4  notas portanto 4 cordas. Então não fique tentando comparar os dois instrumentos, pois cada um tem suas particularidades.
Além disso, o cavaquinho possui um formato pequeno e suas cordas são bastante tencionadas o que pode gerar um incômodo para os iniciantes, mas é só no inicio.
Mas o certo é que com o tempo e dedicação que você tem todas as dificuldades que você encontrar, serão superadas e você ponderar aprender com facilidade cada canção que puder ser tocada no instrumento, para saber mais clique aqui
O aprendizado depende exclusivamente do aluno e o esforço individual também, quanto mais você se dedicar em praticar, mais rápido você terá conhecimentos e mais rápido ainda  será sua evolução
Estude tudo sobre o instrumento, desde a teoria, para que se possa compreender quais são os fundamentos musicais, até a prática e a partir daí você estará pronto para crescer cada dia mais na execução do cavaquinho, isto serve para tudo que você se dispor a aprender, seus limites precisam ser sempre superados.
Leia também esse artigo >> Violão para iniciante 

Diferenças entre os cavaquinhos

No geral os cavaquinhos são produzidos peças iguais, e só é alterado o tipo de madeira que é utilizado, mas isso faz muita diferença no som do instrumento.
Para ter uma noção dessa diferença, um cavaco que é produzido com um compensando em MDF nunca produzirá com a mesma qualidade de um cavaco que foi fabricado com jacarandá ou imbuia.
Esses pequenos detalhes são importantes para o aluno iniciante no curso para aprender a tocar cavaquinho. É ideal você saber disso quando decidir comprar o seu cavaco, principalmente se você pensa em futuramente fazer apresentações com ele.
Analise sempre se o modelo for muito barato, justamente porque esse tipo de instrumento pode fazer um som ruim e não terá tanta durabilidade, fazendo com que você tenha que adquirir outro rapidamente para dar seguimento ao seu aprendizado.
É essencial que saiba desde o começo sobre a captação dos sons, pois existem diferentes formas de o cavaco captar o som, observe abaixo.
  • O Cavado acústico – ele possui mais peças em toda a sua estrutura. É Indico para quem pretende tocar em lugares menores e com poucas pessoas.
  • O Cavaco elétrico – ele é totalmente equipado com equalizador e possui um captador que torna possível você conectar o instrumento em um amplificador. Esse é recomendado para quem pretende fazer grandes apresentações.
O mais importante é que você que está iniciando nessa arte, procure um curso para que você desenvolva melhor e aprenda a tocar perfeitamente e o  NOVO Curso Como Tocar Cavaquinho Dudu Nobrega  é o mais indicado para os iniciantes na esfera musical com cavaquinho.



0 comentários:

Postar um comentário